A segmentação de mercado na área da saúde define o seu mercado-alvo, informa o que é motivador para o seu alvo e, portanto, ajuda a criar um posicionamento e uma mensagem interessantes para o seu produto. Entretanto, a abordagem criativa utilizada para ativar e incorporar a segmentação entre todas as pessoas envolvidas na organização é igualmente importante. Ela é um fator essencial para a garantia do sucesso.
Ciência e Arte
Também é muito importante que a segmentação de mercado na área da saúde seja ágil e dinâmica. O sucesso total será obtido com a combinação de ciência e arte, com resultados que dão vida aos segmentos de uma maneira impossível de ser obtida com slides de PowerPoint. Além disso, a pesquisa de pacientes significativa e que permite a tomada de ações precisa ampliar os parâmetros de atitude para uma abordagem mais holística. Isso inclui: a) identificar quem são os pacientes e quais crenças, afinidades e requisitos moldam sua tomada de decisão; b) saber a quem se direcionar, como conversar com eles e melhor adaptar a estratégia de comunicação para repercutir neles; e c) descobrir onde encontrar esses pacientes e os fatores que causam o seu comportamento atual.
Prêmio BHBIA para a Kantar Health
Recentemente, eu e meu colega da Kantar Health, James MacLeod, tivemos o prazer de receber dois prêmios da BHBIA (British Healthcare Business Intelligence Association, Associação Britânica de Business Intelligence em Saúde) pela excelência em treinamentos. James ganhou o Prêmio Julie Stacey de Melhor Palestrante em um Curso de Treinamento Básico por seu trabalho em “Introduction to Pharmaceutical Business Intelligence and Market Research” (“Introdução a Business Intelligence e Pesquisa de Mercado no Setor Farmacêutico”) enquanto eu recebi o Prêmio Ian Burgess de Melhor Artigo em Curso de Treinamento de Um Dia por meu trabalho em “Otimização da Segmentação em uma Organização”. Com o objetivo central da BHBIA de promover a excelência em business intelligence no setor de saúde e com esses dois prêmios concedidos aos apresentadores e mediadores com a mais alta pontuação conferida pelos representantes presentes, James e eu nos sentimos muito honrados em receber esse reconhecimento dos nossos colegas. Para fechar com algumas palavras finais sobre a segmentação de mercado na área da saúde, o sucesso é verdadeiramente obtido se você se compromete em ir além do PowerPoint, pois a nova mídia terá um impacto muito maior! Pense bem no conteúdo visual do que é entregue. O enfoque nos principais valores ou atitudes do segmento pode ter mais impacto do que a aparência superficial do segmento. A integração total dos segmentos na sua organização maximizará seu sucesso, uma vez que os segmentos precisam repercutir em todas as pessoas envolvidas que lidam com a marca e todo cliente deve entender que suas necessidades são o foco central da sua organização. E lembre-se, dar nome a um segmento é sempre a última coisa a fazer! Richard Goosey Diretor de Metodologia, Marketing Insights Kantar Health