Nunca antes na história os pesquisadores tiveram tantos dados disponíveis que lhes oferecessem insights sobre os clientes. Recentemente, novas técnicas de coleta de dados comportamentais surgiram, principalmente no campo (área) digital. Agora é possível rastrear (e coletar dados sobre) grande parte da atividade digital (se não toda) de um indivíduo. Mas como as empresas de coleta de dados podem acompanhar isso? De que modo elas podem engajar os participantes a ponto de permitir que os pesquisadores rastreiem toda a sua vida digital? A resposta é: confiança.
CONFIANÇA é o SEGREDO para ENGAJAR os PARTICIPANTES
Uma pessoa só permite que os outros sigam seus hábitos se houver uma relação de confiança. A tecnologia evoluiu e possibilitou que o acompanhamento passivo da vida digital dos consumidores por meio de ferramentas como o Wakoopa. Agora a pergunta é: por que pessoas comuns permitem que uma empresa rastreie tudo o que elas fazem na tela de seus dispositivos? É claro que elas fazem isso em troca de incentivos, mas também o fazem porque querem compartilhar sua opinião verdadeira para que as empresas possam oferecer melhores produtos e serviços — no longo prazo, trata-se de criar um mundo melhor. O que pudemos constatar com o painel da Netquest é que: a) se os consumidores confiam no painel em que estão participando e b) são informados de forma clara e transparente sobre os dados que serão rastreados e para quais fins, eles tendem a deixar que a empresa rastreie seus comportamentos. Isso não é tudo o que se precisa, mas é o mínimo. Você deve atender a esses critérios antes de pedir a alguém que instale um software em todos os seus dispositivos para coletar continuamente dados sobre seus hábitos de navegação. É também por isso que só convidamos os nossos palestrantes a participar da nossa Plataforma de Coleta de Dados Comportamentais após eles terem participado de nossas pesquisas por alguns meses.
Ter uma RELAÇÃO e uma COMUNICAÇÃO clara são REQUISITOS MÍNIMOS
Garantir que os participantes saibam que podem desinstalar ou pausar o software de rastreamento sempre que desejarem ajuda a ganhar sua confiança. Também é importante não negligenciar os incentivos (recompensas) que os participantes receberão por deixarem a empresa monitorar seu comportamento, embora tenhamos a certeza de que este não é o principal fator de decisão para a maioria das pessoas. Os seres humanos precisam confiar uns nos outros e estar dispostos a compartilhar suas opiniões para que o mundo possa continuar mudando; as pessoas gostam de ser ouvidas. Seguindo estas regras, as taxas de aceitação para instalar essa solução de rastreamento chegam a 80%.
AS PESSOAS QUEREM SER OUVIDAS
Mais de 40.000 PESSOAS JÁ PERMITEM o nosso RASTREAMENTO. A era Big Data chegou e o setor de pesquisa de mercado está equipado com tecnologia de ponta e preparado para fazer muito mais. A esmagadora maioria dos estudos realizados e os insights gerados não aproveitam totalmente essa tecnologia. Recomendamos muito que você experimente a coleta de dados comportamentais. Bruno:Paro Bruno Paro Diretor-administrativo – Netquest EUA e Canadá Netquest